Resultado de minuciosa investigação na área de canto, aliada à observação acurada junto a cantores e a alunos de canto, o presente artigo sistematiza as características qualitativas que identificam as diferentes vozes nas mais variadas categorias com suas subdivisões, abrangendo, uma a uma, das mais agudas às mais graves, a fim de facilitar o complexo processo de classificação vocal. Os objetivos deste trabalho foram preencher a lacuna existente na literatura específica em português sobre este tema, bem como divulgar informações úteis a professores, cantores, estudantes de canto e demais interessados na tipologia vocal atualmente em vigor.
Artigo de Roseli Schünemann. É Mestre em Canto. Professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), das disciplinas: Canto, Dicção Lírica, Música de Câmara, Técnicas do Ensino. Atua, ainda, como Supervisora de Estágio dos Cantores e como Orientadora de Monografias nos Cursos de Especialização na Área de Música na EMBAP.
Arquivo em pdf: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/roseli_schunemann.pdf
Artigo de Roseli Schünemann. É Mestre em Canto. Professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), das disciplinas: Canto, Dicção Lírica, Música de Câmara, Técnicas do Ensino. Atua, ainda, como Supervisora de Estágio dos Cantores e como Orientadora de Monografias nos Cursos de Especialização na Área de Música na EMBAP.
Arquivo em pdf: http://www.embap.pr.gov.br/arquivos/File/anais3/roseli_schunemann.pdf
Muito bom! haha
ResponderExcluir