quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Topi Lehtipuu - Tenor

Topi Lehtipuu nasceu em 24 de março de 1971. O tenor finlandes estudou piano e violino na Academia Sibelius em Helsinki e mais tarde regência coral e canto. Entre seus mestres estão Peter Lindroons e Howard Crook. Atualmente tem aulas com Elisabeth Werres.
No Vantaa Opera (Ópera Nacional da Finlândia) no papel-título de Benjanmin Britten de Albert Herring, Topi Lehtipuu estreou no palco do Festival de Ópera Savonlinna. Atuou como Tamino na Flauta Mágica no Teatro Champs-Elysées em Paris. Mais tarde, brilhantemente no papel de Belmonte na Ópera Nacional de Helsinki.
Os maiores papéis de Mozart para tenor são atualmente a parte central de seu repertório assim como obras de Monteverdi e Rameau e Handel. Topi frequentemente está interpretando sob a orientação de Ivor Bolton, William Christie, René Jacobs, Christophe Rousset, Paul Mccreesh, Emmanuelle Haim, Sir John Eliot Gardner, Esa-Pekka Salonen, Peter Shreier e Jean Christophe Spinosi. Além dos vários trabalhos em festivais de Paris, Finlândia e Salzbugo, apresentou-se também em Los Angeles, Berlin, Dresden, Zurique, Londres, Madri e Glyndebourne.
Seu extenso repertório inclui os oratórios de Bach.
(Trad. Luís Carlos Amorim)
Confira o vídeo de Topi Lehtipuu: http://www.youtube.com/watch?v=ilD7XMEuq-M Un´aura amorosa, Così fan tutte, Mozart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário